FOTOS E VÍDEOS





III EDIÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 2019


A equipe de educação física da Semed do setor curricular - Gerência do Ensino Fundamental e Médio (GEFEM) - agradece a participação dos 450 professores da REME nos estudos sobre a BNCC para reformulação do Referencial Curricular da Rede, com objetivo de obter contribuições de forma democrática para formulação desse documento. Abaixo segue algumas fotos desse momento formativo:








CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DA REME




O Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul (CREF/11) ofereceu três (3) cursos gratuitos para todos os professores da REME, Educação Física: primeiros socorros, Profissional de educação física na atenção básica da saúde pública, Ética profissional: conduta, transgressões de infrações incidentes, na Unigran Capital, com apoio da SEMED. Estiveram presentes também os acadêmicos de educação física da Unigran Capital de alguns semestres letivos. Abaixo, fotos e Link para o material do curso de primeiros socorros, com o professor Rodrigo Aranda.






II EDIÇÃO DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA 2019


A equipe de educação física da Gerência do Ensino Fundamental e Médio (GEFEM) agradece a participação de todos os envolvidos na segunda formação continuada da REME, professores, direção, coordenadores, técnicos da SEMED. O evento ocorreu nas "escolas polo" - uma (1) instituição de ensino que se localiza por região do município de Campo Grande - nos dias 07, 10 e 14 de maio, períodos matutino e vespertino.
Dois cursos foram oferecidos "Educação física: teoria e prática nos anos iniciais do Ensino Fundamental". Segue os materiais trabalhados: Clique Aqui
E, "Educação física, língua portuguesa e matemática: o lúdico na integração curricular", Clique aqui para download dos materiais. Abaixo, segue algumas fotos.

Momento inicial, discussão epistemológica com todos os professores dos dois cursos

Vivência da ludicidade com proposta de integração curricular

Estudo dos autores, conforme temática proposta, educação física e saúde

Estudo metodológico e de estratégias didáticas, conforme proposta de currículo integrado



EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA ROTINA ÀS VIVÊNCIAS LÚDICAS


A Primeira Formação Continuada de 2019, na Educação Infantil, com o tema “Educação Física na Educação Infantil: da rotina às vivências lúdicas”, do componente curricular educação física, ocorreu nos dias 12, 15 e 19 de março, na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Eleodes Estevan.
A formação foi ministrada pela professora especialista Vera Lúcia Gomes Alves com o apoio de toda a equipe GEFEM/SEMED. As atividades aconteceram na quadra da escola, conforme metodologia de combinar teoria e prática - práxis, mediante slides e vivências lúdicas, uso e exposição de diversos materiais, como pneus, bambolês, cordas, EVA, fantoches, bolas, cones, colchonetes.
Após a recepção dos professores, houve a exposição dos conteúdos, com a participação constante dos participantes, por meio de perguntas e relato de experiências. Entre um conhecimento e outro, os docentes vivenciaram as brincadeiras propostas. Além disso, criaram atividades lúdicas para as diversas etapas da Educação Infantil com posterior participação de todos os presentes. Para finalizar, eles realizaram a avaliação da formação, anotaram os links mencionados, endereço do blog e de referências, com vista a ampliar suas aprendizagens.

A equipe de educação física da GEFEM/SEMED agradece a participação de todos os presentes, que colaboraram direta ou indiretamente para a realização desse belo evento! Abaixo segue o link com os slides apresentados e algumas fotos e vídeo.
CLIQUE AQUI.






EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE: NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS E AFINS
1ª FORMAÇÃO CONTINUADA - 2019


A equipe de Educação Física da Gerência do Ensino Fundamental e Médio (Gefem/Semed) agradece a participação de todos os professores da Reme nos cursos que foram oferecidos na área correlata, com a temática "Educação física e saúde: noções de primeiros socorros e afins". Foram dois cursos: um sobre primeiros socorros na educação física escolar, e outro sobre educação física e saúde.
No primeiro curso, o 1º tenente da Marinha e membro da Defesa Civil, Sebastião Rayol, ministrou a formação, conforme base teórica e vivências relacionadas com as prováveis situações de ocorrência de acidentes no ambiente escolar.
Já no segundo, o professor da UFMS, doutor Joel Saraiva Ferreira proporcionou a relação da teoria com a prática, por meio de vivências lúdicas na quadra poliesportiva, na separação de equipes com o uso de diversas atividades de intensidades diferentes e qualidades físicas variadas, com o objetivo de reflexões sobre a prática corporal na relação com o tema saúde.
Ambos os cursos foram realizados na faculdade Unigran - Capital, nos dias 21, 22, 25, 26, 27 e 28 de fevereiro. Agradecemos também aos formadores e equipe técnica e pedagógica da referida e prestativa instituição de ensino superior.
Abaixo segue o material disponibilizado pelo formador do curso de primeiros socorros, slides repassados na formação e fotos do evento.
Link para o material: clique aqui
Primeiros socorros
Curso Educação Física e Saúde



TERCEIRA FORMAÇÃO CONTINUADA 2018 - ATIVIDADES LÚDICAS E RECREATIVAS DIVERSIFICADAS

             A terceira Formação Continuada de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS – REME, com o tema “Atividades lúdicas e recreativas diversificadas”, ocorreu no período de 23 a 30 de outubro de 2018, sob a responsabilidade da equipe de Educação Física da Gerência do Ensino Fundamental e Médio – GEFEM, composto pelos professores Kleiton Ramires, Eliana de Matos, Veroca e Cláudia Xavier.
      A formação aconteceu em conjunto com o Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN Capital, após diálogo com a coordenação do curso de graduação em Educação Física, que firmou parceria cedendo o espaço para a realização das atividades.
    "Atividades lúdicas e recreativas diversificadas”, tema atual, proposto em analogia às considerações do documento Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) sustenta a análise dos conhecimentos da área de Educação Física na totalidade, remete ao estudo amplo de práticas corporais, desde atividades lúdicas da educação infantil até o âmbito esportivo massificado, e não somente as modalidades esportivas convencionais, futebol, vôlei, basquete e handebol, que são trabalhadas de maneira constante em vários anos letivos na Educação Física Escolar.
           Diante disso, o estudo do tema ocorreu mediante a proposta de sete (7) formações, Educação Física Adaptada no Ensino Fundamental, Educação Física na Educação Infantil, Educação Física: Atividades Rítmicas e Expressivas na Educação Infantil, Educação Física: Práticas Psicomotoras para Crianças de 5 a 8 Anos, Base Nacional Comum Curricular - Práticas corporais não convencionais nas aulas de educação física – Badminton, Base Nacional Comum Curricular - Práticas corporais não convencionais nas aulas de educação física – Capoeira e Base Nacional Comum Curricular - Práticas corporais não convencionais nas aulas de educação física – Slackline.
           Abaixo, segue algumas fotos do evento em agradecimento a todos os presentes:

            



            

              _______________________________________________________________________

SEGUNDA FORMAÇÃO CONTINUADA 2018 - PROCESSO EDUCATIVO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


Com o tema “Processo educativo no desenvolvimento motor na alfabetização e letramento”, a Segunda Formação Continuada de 2018 do componente curricular educação física ocorreu nos dias 08, 10 e 14 de agosto, na sede do projeto Córrego Bandeira da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A formação ocorreu em parceria com a UFMS. Os professores dessa instituição da graduação de educação física ministraram os seguintes cursos aos professores da REME: Dança, Brinquedos e brincadeiras específicos para os anos finais do Ensino fundamental; e Educação física inclusiva.
Além dos professores da UFMS, alguns professores de educação física da REME se voluntariaram como formadores para os seguintes cursos: Lutas e Jogos de oposição; Dança, e brinquedos e brincadeiras em específico para os anos iniciais.
As atividades aconteceram em três (3) quadras de esportes, um (1) ginásio e em duas (2) salas no bloco do prédio do referido projeto. Elas ocorreram no formato de “estações de aprendizagem”, no primeiro momento, após a recepção dos professores pela equipe de educação física da GEFEM, os docentes escolheram uma (1) estação, com duração até o horário de intervalo. No segundo momento, após o intervalo, eles puderam escolher outra estação diferente da primeira, que teve duração até o término do período de formação, referente ao respectivo dia.
A equipe de educação física da GEFEM/SEMED agradece a participação de todos os presentes, que colaboraram direta ou indiretamente para a realização desse belo evento!







LINK: FOTOS E VÍDEOS DAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DE AGOSTO DE 2022