segunda-feira, 27 de março de 2017

Educação física escolar e o seu valor


   

Prof. Msto. Kleiton Ramires Pires Bezerra*   

        Existe contradição social no âmbito da educação física, entre a sua função nas academias; âmbito esportivo; comercial em geral e a exercida na escola. No primeiro caso, ela é reconhecida pela sociedade como importante; recebe incentivos, com vários argumentos de importância: benefícios para a saúde; para modelagem do corpo; socialização; para ganho de campeonatos. E esse reconhecimento e divulgação é feito, principalmente, pela mídia aberta televisiva.
        Lógico que não há problema na divulgação das atividades físicas exercidas no âmbito comercial e os benefícios que traz para a saúde e à sociedade em geral, pelo contrário é importante essa informação, no combate ao sedentarismo; auxílio ao convívio social. O malefício está em desconsiderar a educação física no âmbito escolar ou mitigar a sua importância, pouco se fala da recreação; da dança; do esporte na escola, que é necessário a criança aprender a praticar atividade física, pois quando chegar na fase adulta terá o costume de exercê-la, além disso o aluno  aprende a compreender a influência da cultura corporal na vida dele e de todos. Logo, enquanto a educação física no âmbito comercial é valorizada, na escola, ela não recebe o mesmo valor, necessita até se justificar para permanecer no currículo como disciplina obrigatória, procura divulgar seu valor para sobreviver.

*Bacharel e licenciado em educação física, Mestrando da UEMS Campo Grande/MS; na gerência do ensino fundamental e médio - Equipe educação física, SEMED.

3 comentários:

  1. É bem isso Kleiton. Mas como podemos mudar a situação?

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    1. Olá Edvaldo, antes de explicar, quero agradecer sua participação no blog. A desvalorização da educação física escolar ocorre, principalmente, pela falta de conhecimento suficiente da comunidade, dos profissionais da escola, da mídia. Com isso, é importante que o profissional de educação física continue a formação, por meio de cursos; pesquisas; capacitações, pois a construção docente é um processo, não termina com a finalização da graduação. Esse conhecer já inicia o processo de transformação, que é paulatinamente difundido para outras pessoas, por aquele que tem o dever de divulgar, o professor.

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  2. È importante frisar também, Kleiton que esse reconhecimento se faz pela formação profissional, que perpassa pela carreira que o próprio professor desenvolve durante sua atuação no contexto escolar, ou seja, quando ele, desenvolve seu trabalho mesmos com as limitações estruturais, sociais entre outras , que os determina nessa sociedade vigente. Ainda, assim, conseguimos nos manter fazemos jus a nossa profissionalidade, em ser professor. (Profª Ma. Cláudia Renata R. Xavier na gerência do ensino fundamental e médio - Equipe educação física, SEMED.)

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