sexta-feira, 6 de maio de 2011

PAUTA DA FORMAÇÃO DO MÊS DE MAIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
COORDENADORIA DO ENSINO FUNDAMENTAL – 6º AO 9º ANO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO REFLEXIVA
EDUCAÇÃO FÍSICA – 2011



                                                                                          Formadores:

                                                                                          Prof ªMsc. Cláudia Renata R. Xavier 
 Profª Esp.Christiane C. M. Fernandes
                                                                                     Profª Esp.Leize Demétrio da Silva
                                                                              Prof. Msc. Jorge Luis D Ávila
Data: 9 e 13  de maio de  2011

Tema: “A importância da formação continuada para os professores de Educação Física escolar e a relevância da integração da leitura na prática pedagógica para a formação do aluno.”

Palestrante: Profª Dra. Ângela Celeste Barreto Azevedo

Justificativa:

·        Integração e confraternização entre escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS, técnicos da Secretaria Municipal de Educação deste município e Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS.

Objetivo Geral:

  • Incentivar o trabalho docente para uma prática pedagógica emancipatória que oportunize reflexão sobre a prática ao longo do processo educativo nas unidades escolares da REME.

Objetivos Específicos:                                                            

  • Discutir a importância da formação continuada, na prática docente de Educação Física.
  • Estabelecer relação dos saberes da Educação Física com a competência leitora.
7h45min /13h45min- Apresentação cultural

8h /14h-

  • Repasses: oficinas, entrega de certificados do ano de 2010.
  • Agradecimentos.
8h15min/14h15min - Início da palestra

9h45min/14h45min - Intervalo

10h/14hmin – Continuidade da palestra

11h/17h- Encerramento

Entrega do texto:

MUSTIFAGA, Maria Bernadete; GOETTMS Juliane. Leitura significativa – prática em todoas as disciplinas do currículo escolar Visão Global, Joaçaba, v. 11, n. 2, p. 195 – 216, jul/dez. 2008

Sugestões para leitura:

JARDIM, J. G; BETTI, M. A Construção do conhecimento Pedagógico do Conteúdo na Educação Física: Um estudo de Caso no Ensino Fundamental a partir da Proposta Curricular do estado de São Paulo. Anais do XV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino – Convergências e tesões no campo de formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte, 2010.
MARINHO, Vitor. O esporte pode tudo. São Paulo: Cortez, 2010. v. 3.

MOLINA, N. Cultura docente: uma aproximação conceitual para entender os professores nas escolas. Perfil, v.2, n.2, p. 66-74, 1998.
NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: _____. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, 1992.  (Coleção Temas de Educação, 39).

PÉREZ GALLARDO, J. S. et al. A Educação Física: contribuições á formação profissional. Ijuí: Ed. Unijuí, 1997.

Um comentário:

  1. Boa tarde!!
    Postem tambem o quadro com o resumo das abordagens.
    Muito interessante, gostei da palestra.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para nós. Gratos pela sua participação.